segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sobre separações, se descobrir e ser feliz


Se tem uma coisa realmente chata é a separação. Melhor, não ela e sim o que vem depois disso, fica aquele sentimento de vazio, de "o que eu poderia ter feito diferente?", a mudança da rotina, a falta daquele boa noite, bom dia, daquele abraço forte enquanto você dorme, de beijar alguém que você realmente ama entre inúmeras outras coisas. Se você terminou, o erro foi seu e você quer voltar, corra atrás de quem ama, mas e quando o erro não foi seu, você quer voltar e a pessoa não? Como que por instinto, dá vontade de correr atrás da pessoa, fazê-la relembrar os bons momentos, até dá aquela vontadezinha de fazer chantagem emocional, mas aí você lembra a idade que tem, ou melhor, a maturidade, e aceita o que aconteceu, aliás, quando um não quer, dois não se relacionam (com exceção de quando eu tinha 10 anos e falei pra mim mesma que era a namorada do Jesse do Free Willy, ele sabendo ou não).

A sensação de estar sozinho após ter tido um bom relacionamento, ou até mesmo um mediano é muito ruim, principalmente quando termina por um motivo besta (ou até mesmo sem motivo aparente). A pessoa muda e, do nada, não quer mais você. Isso é errado? Não. Mudamos o tempo todo, aliás, quem não muda não evolui. Não depende do motivo e sim de como é terminado o tal do relacionamento que pode te deixar pior. Enfim.

Aí você chega naquele ponto de "e agora, o que eu faço?". O que você faz? Você vive, você vai ser feliz, ué. Às vezes achamos que terminar um relacionamento implica com ser sozinho e não é, não nascemos grudados com a outra pessoa e temos uma vida fora do namoro. Você tem seus amigos, seu trabalho, seu gato/cachorro/passarinho/peixe/mosca, sua família, seus estudos, aquele livro que você nunca leu, aquela academia que você nunca mais fez. A vida não para e sim, você pode passar até uma semana chorando na cama com a companhia do seu sorvete predileto, curtir sua fossa e cabô! Mude seu visual, vá à festas legais com aquele pessoal que sempre te chama pra sair mas você nunca tinha tempo, leve seu primo/irmão mais novo naquele parque andar de bicicleta. E não faça isso só por ter terminado um namoro, e sim por ser o melhor para você que, querendo ou não, será sua eterna companhia. Uma vez ouvi que "Deus te fez mulher e não pomba para aceitar migalhas", e independente de suas crenças é bem isso. Aceite o que te faz bem e o que te quer por perto. Dedique-se à você por um tempo antes de se apaixonar novamente e, quando isso acontecer, não deixe de fazer as coisas que te deixam feliz só por que ele/ela não quer.

Tem uma escritura que diz que "os homens existem para que tenham alegria", e homem aqui significa homem e mulher. Significa você que deve sim ser feliz sozinho ou acompanhado. Apesar que é meio mentira dizer que se é sozinho quando se tem amigos por perto, a não ser que você seja do tipo que queira se isolar do mundo com medo de se machucar. Acontece que sim, uma hora ou outra você se machuca, e tudo bem, faz parte da experiência de viver. Se você não se arrisca, pode não sofrer mas pode também não ser feliz.

Você é sua eterna companhia e sua felicidade depende apenas de você, então, se dê esse presente, não importa quem esteja ou deixe de estar ao seu lado.

Nenhum comentário: